quinta-feira, 8 de novembro de 2012

É SEMPRE BOM APRENDER UM POUCO MAIS...

ITAMARACÁ: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

A fundação da vila remonta à época das feitorias e os primeiros registros datam de 1508. Em 1526 já havia sido erguida a capela de Nossa Senhora da Conceição na Vila Velha e onde hoje se encontra a igreja com o mesmo nome.

A ilha pertencia à capitania de Itamaracá, doada a Pero Lopes de Souza em 1534, donatário que governaria a capitania em regime hereditário. Em 1540 foi elevada à categoria de vila e sede da capitania.

A capitania foi extinta em 1574 e o território passou a pertencer à capitania de Pernambuco. Nessa época a principal economia da região era a produção de açúcar e continuou prosperando até meados do século XIX.

Em 1631 foi invadida pelos holandeses, que nesse mesmo ano, construíram o Forte Orange. O domínio holandês perdurou 23 anos, até 1654, quando a Ilha de Itamaracá foi abandonada e posteriormente ocupada pelos portugueses.

A principal fonte econômica até o século XX foi a produção de açúcar nos engenhos. Ainda existe o Engenho de São João, construído em 1747, que foi de propriedade do Conselheiro João Alfredo, redator da Lei Áurea. 

Conta ainda com o titulo de “Capital da Ciranda”, tradicional forma de expressão artística popular. Pode-se conhecer o Coco de Roda e a Ciranda indo até o bairro de Jaguaribe, no espaço “Estrela de Lia” onde Lia de Itamaracá é a principal representante dessa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário